» » SMTT retira 50 ônibus precários de circulação em Aracaju


Empresa de ônibus foi punida porque parte da frota está com problemas.
Outros 50 ônibus de duas empresas vão substituir demanda de seis linhas.


Seis linhas de ônibus passam a serem operadas por outras empresas (Foto: Marina Fontenele/G1)
Seis linhas de ônibus passam a serem operadas por outras empresas (Foto: Marina Fontenele/G1)

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) retirou de circulação 50 ônibus das empresas São Cristóvão Transporte Ltda e Viação Cidade de Aracaju (VCA). Os veículos estavam em péssimas condições de uso e mesmo assim eram utilizados no transporte público da capital sergipana e área metropolitana.

Para suprir a demanda, veículos das empresas Tropical Progresso e Modelo Halley substituem os que foram retirados de circulação. “Nós tínhamos diversas reclamações da qualidade desses veículos que não tinham a condição mínima para o transporte de pessoas. São ônibus quebrados, com pneus carecas, bancos danificados, entre outros problemas. Retiramos esses anos, pedido então para que eles reformem e deixem como frota reserva para em caso de necessidade ekes usem como frota reserva”, explica Nelson Felipe da Silva Filho, superintendente da SMTT Aracaju.
A VCA vem enfrentando problemas há pelo menos um mês como, por exemplo, a apreensão de ônibus por causa de débito com o banco financiador, atraso no pagamento de salários e benefícios dos trabalhadores e paralisação do serviço.
Por causa disso, a SMTT retirou a concessão de seis linhas da VCA para estas que sejam feitas por outras empresas. As linhas com alterações de operador são: 408 – Paraíso Sul/DIA, 500 CC1 – Circular Cidade 01, 002 – Fernando Collor/DIA, 008 – Santa Tereza/Bairro Industrial, 061 – Marcos Freire/Centro e 701 – Jardim Atlântico/Centro.
Nelson Felipe acredita que há probabilidade de que as novas operadoras dessas linhas absorvam os trabalhadores que forem consequentemente demitidos da VCA. “Cerca de 200 trabalhadores entre motoristas, cobradores e mecânicos têm grande possibilidade de serem admitidos pelas outras empresas que passarão a administrar as linhas. Cabe a Tropical Progresso e Modelo Halley tal remanejamento e aproveitamento de pessoal”, afirma o superintendente da SMTT.


Fonte: G1.com

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